top of page
Buscar
  • Josele de Freitas Paula Rodrigues

Como tornar o home office mais produtivo e saudável

Atualizado: 30 de jun. de 2020

Trabalhando em casa? Ao que tudo indica, home office é uma tendência que veio para ficar e em tempos de pandemia, este formato de trabalho tem sido uma realidade para muitas pessoas. Além do mais, uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, revela que 30% do trabalho atual, deve se manter em home office.

Destacamos então, alguns cuidados importantes para que você tenha um espaço de trabalho confortável, que favoreça sua saúde física e mental, a produtividade e a concentração, evitando assim, desconfortos, dores e mal-estar.

LOCAL DE TRABALHO

Destine um local exclusivamente para o trabalho, que seja rotativo ou compartilhado com outros membros da família, mas que seja delimitado para guardar e organizar documentos, além dos materiais específicos de trabalho.

Tente deixar sua mesa e ambiente de trabalho o mais organizado possível, com "cara" de escritório, sem brinquedos espalhados ou outras distrações. A organização externa facilita a concentração e o foco, aumenta o conforto visual e a produtividade.

Garanta uma boa luminosidade no local.

RUÍDOS

Procure isolar ou atenuar ruídos, na medida do possível, seja através de acordos com familiares ou pela mudança nos horários de trabalho, como por exemplo quando as crianças estiverem dormindo ou vendo um filme, de modo a reduzir distrações e melhorar a concentração.

Se acontecer algum ruído indesejável, como criança chamando ou chorando, máquina batendo roupas, barulho de furadeira, entre outros, tente não se estressar, afinal, você está em casa e se adaptando a um novo formato de trabalho. Lembre-se que a maioria das outras pessoas sabem disso, pois estão vivenciando a mesma experiencia.

POSTURA

Trabalhar em poltronas ou na cama, além de ser prejudicial para a postura, podendo causar lesões, pode confundir o cérebro quanto aos ciclos vigília-sono, dia-noite, trabalho-descanso.

Procure então trabalhar em local apropriado, onde você tenha mesa e cadeira disponível.

Certifique-se que o pescoço esteja alinhado, os antebraços sempre apoiados com os cotovelos próximos do tronco, coluna reta e apoiada e pés apoiados.

Procure alternar as posturas sentado e de pé a cada 2 horas, criando oportunidades para se movimentar.

ROTINA

Manter uma rotina com horários regulares para acordar, trabalhar, cuidar da casa e da família, tomar banho, fazer refeições e praticar atividade física,  facilita a conexão com o trabalho e a adaptação ao sistema de home office.

Ah, melhor tirar o pijama, tomar um banho e colocar uma roupa que não lembre que está em casa ou as férias na praia! Assim você sinaliza para o seu cérebro e para a família que, embora esteja em casa, está trabalhando e precisa colocar certos limites para que tudo funcione.

Tenha uma lista de atividades diárias para te ajudar a manter o foco.

Não esqueça de se alimentar e aproveite esta oportunidade para fazer uma alimentação mais saudável.

Ah... Cuidado para não ficar até de madrugada trabalhando (já que não há a hora de ir para casa) ou mesmo assistindo séries, pois o sono reparador e regular é fundamental para a imunidade.

RECADINHOS

Lembre-se que este é um período de adaptação para um formato de trabalho que não fazia parte da sua rotina. Então se perdoe caso algo não estiver dando certo ou se a produtividade não for a mesma de antes. Procure seguir as nossas dicas com calma e paciência e logo o hábito se tornará uma nova rotina.

Não se preocupe se não se adaptar, home office não é para todas as pessoas. Pense então que logo logo voltará a trabalhar na empresa. Enquanto isso, usufrua dos benefícios de trabalhar em casa, como liberdade, passar um tempo maior com os filhos, não enfrentar trânsito, se alimentar melhor, reduzir custos...

Se precisar, dê uma pausa, respire, assista um episódio de uma série, escute uma música, relaxe e retome suas atividades. Você verá que irá render muito mais.

Na dúvida, consulte um fisioterapeuta sobre o mobiliário, equipamentos, alongamentos para as pausas, exercícios de relaxamento, entre outros.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page