SAÚDE: NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO

April 6, 2019

 

 Neste dia 07 de abril, data em que  comemoramos o dia mundial da saúde, é fundamental reforçarmos a importância da preservação da saúde física e mental para alcançar melhor qualidade de vida e bem-estar.

 

 O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, devido a preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo, e também alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial.

 

Atualmente, 72% dos casos de óbitos no Brasil estão relacionadas as doenças cerebrovasculares e cardiovasculares. Dentre os fatores de risco, estão o tabagismo, o excesso de bebida alcoólica, obesidade, hipertensão, diabetes, estresse, alimentação desbalanceada e falta de atividade física.

 

 Dentre os problemas mais prevalentes relacionados a Saúde Mental, estão o Estresse, a Depressão e os Transtornos de Ansiedade, que afetam a produtividade e o desempenho das pessoas, além da satisfação com a vida. Cerca de 70% da população brasileira apresenta um nível de estresse prejudicial à saúde. 10% dos adultos brasileiros sofrem de depressão e 12% com o transtorno de ansiedade.

 

 A depressão é a quarta principal causa de incapacitação em todo o mundo e, de acordo com projeções da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2030 ela será o mal mais prevalente do planeta, à frente de câncer e de algumas doenças infecciosas.

 

 Segundo a Previdência Social, os transtornos mentais já são a terceira razão de afastamentos do trabalho no Brasil, sendo que os gastos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) giram em torno de R$ 200 milhões em pagamentos de benefícios anuais. Estima-se que em 2020, a depressão se torne a segunda maior causa de afastamentos, perdendo apenas para as doenças cardíacas.

 

 Todos esses dados reforçam a importância de valorizar os cuidados com a saúde. Mais do que prevenir doenças, o cuidado com a saúde permite que se viva uma vida com mais qualidade, mais produtiva e feliz.  A saúde é o pilar que garante a realização de tudo o que propomos a fazer na nossa vida.

 

 Em algum momento da nossa vida é necessário pararmos para refletir sobre nossos comportamentos diários. A nossa tendência é deixar a vida nos levar, devido ao ritmo imposto pelo modo de vida urbano. Entretanto, se não tivermos tempo de parar, refletir e cuidar da nossa saúde, em algum momento o nosso corpo pode responder e aí, poderá ser tarde.

 

 A escolha do nosso estilo de vida pode ser a chave para nos mantermos saudáveis, e os investimentos em saúde que fazemos ao longo da vida, além de darem retorno imediato, se acumulam no decorrer dos anos. Neste sentido, alimentação saudável, prática de atividade física, gestão do estresse, dormir bem, não fumar, beber moderadamente, relaxar, investir no que te faz feliz, faz parte de um estilo de vida que impacta positivamente na nossa saúde e bem-estar.

 

 E sim, é possível viver desta forma. Trata-se de escolhas que fazemos diariamente em nossa vida e das prioridades que temos.

 

 Sendo assim, é fundamental que a comunidade brasileira adote uma postura de conscientização e valorização da vida; que as empresas e entidades, cuja missão incorpora também a responsabilidade social, invistam recursos nesta área.

 

 Muitos estudos comprovam que a promoção da saúde e a criação de medidas de prevenção e ambientes saudáveis, reduzem a incidência de doenças e melhora a qualidade de vida da população.

 

 

 

Please reload

Outras postagens

Depressão é tema de campanha para o Dia Mundial da Saúde de 2017.

April 6, 2017

1/4
Please reload

Posts recentes

January 4, 2017

Please reload

(31) 99168-3971

(31) 99955-4235

Contato

Belo Horizonte / MG

Design by: Lemon             Todos os direitos reservados

Feed.png