Depressão é tema de campanha para o Dia Mundial da Saúde de 2017.

April 6, 2017

 

O dia mundial da saúde é comemorado em 07 de abril. O tema escolhido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para a campanha deste ano é “Let’s talk Depressão”, um transtorno que pode afetar pessoas de qualquer idade em qualquer momento da vida.

 

A depressão é um transtorno mental frequente. Globalmente, estima-se que 350 milhões de pessoas sofrem com esse transtorno. Trata-se da principal causa de incapacidade em todo o mundo e contribui de forma muito importante para a carga global de doenças.

 

A depressão resulta de uma complexa interação de fatores sociais, psicológicos e biológicos. Não se trata somente de uma tristeza, que pode acontecer com qualquer pessoa. A depressão tem caráter mais duradouro e se caracteriza por um estado constante de abatimento que afeta o corpo, o humor e o pensamento, gerando sofrimento ao indivíduo e as pessoas ao seu redor. A doença compromete a vida do indivíduo como um todo e está associada a outros sintomas como redução da energia, fatigabilidade, perda de interesse em atividades antes prazerosas, diminuição da capacidade de concentração, redução da libido, alterações do sono e do apetite, redução da autoestima, dentre outros. A depressão grave pode levar ao suicídio. Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano!

 

Existem tratamentos eficazes para depressão. Profissionais de saúde podem oferecer tratamentos psicológicos, como ativação comportamental, terapia cognitivo-comportamental e psicoterapia interpessoal ou medicamentos antidepressivos. Entretanto, a falta de apoio às pessoas com transtornos mentais, juntamente com o medo do estigma, impedem muitas pessoas de acessarem o tratamento de que necessitam para viver vidas saudáveis e produtivas. Infelizmente, ainda é comum acreditar que se trata de “frescura”, que a pessoa “está assim porque quer, porque é um folgado e não quer fazer nada”.

 

Por este motivo é importante falar sobre esse tema, valorizando a subjetividade humana. Falar sobre os sentimentos, dores, perdas, as emoções, auxilia no alívio da dor e a buscar ajuda se necessário. Acabar com o estigma da saúde mental é fundamental.

 

A saúde mental tem se tornado a preocupação número 1 das empresas. Além de estar relacionada a 50% das faltas no trabalho, trata-se da terceira causa de afastamentos, com previsão de se tornar a primeira em 2020.

 

Dentre os problemas mais prevalentes relacionados a Saúde Mental, estão o Estresse, a Depressão e os Transtornos de Ansiedade, que afetam a produtividade e o desempenho do trabalhador, além da satisfação e a qualidade de vida.

 

De acordo com a OMS, a depressão é a principal causa de incapacidade em todo o mundo e contribui de forma muito importante para a carga global de doenças. É a terceira principal causa de anos de vida perdidos por doença. A queda da produtividade e doenças vinculadas à depressão têm um alto custo global, calculado em um trilhão de dólares por ano.

 

Todos esses dados reforçam a importância da promoção da saúde mental, de se criar medidas de prevenção e ambientes saudáveis para o trabalho. Já está comprovado que os programas de prevenção reduzem a incidência da depressão.

 

A APSY apoia esta campanha. Desenvolvemos Programas voltados à Promoção da Saúde Mental e Ambientes Saudáveis de Trabalho, com o objetivo de favorecer a qualidade de vida do trabalhador.

 

Crie um ambiente profissional que estimule a produtividade e o bem-estar dos colaboradores, potencializando os resultados da empresa. Conte conosco!

 

 

Please reload

Outras postagens

Depressão é tema de campanha para o Dia Mundial da Saúde de 2017.

April 6, 2017

1/4
Please reload

Posts recentes

January 4, 2017

Please reload

Contato

(31) 99168-3971

(31) 99955-4235

Belo Horizonte / MG

Design by: Lemon             Todos os direitos reservados

Feed.png