Janeiro Branco: A importância da saúde mental e seu impacto nas empresas.

January 19, 2017

 

 

Que tal aproveitar o inicio do ano para programar 2017 com mais investimento na qualidade dos sentimentos, pensamentos e comportamentos?

 

Esse é o tema da campanha Janeiro Branco. Criar uma cultura de valorização da saúde mental e mostrar às pessoas que elas podem se comprometer com a construção de uma vida mais feliz e satisfatória.

 

A campanha faz do mês de Janeiro um marco temporal estratégico para que todas as pessoas reflitam, debatam e planejem ações em prol da Saúde Mental e da Felicidade em suas vidas.

 

Todo final e inicio de um novo ano é um momento oportuno para refletirmos sobre nossa vida e traçarmos novas metas e objetivos. O simbolismo da virada do ano é inspiração de coragem, de novas propostas, de resgate dos sonhos, de renovação das forças e de reorganização dos planos.

 

O objetivo geral da Campanha Janeiro Branco é despertar a sociedade, os indivíduos e as instituições a respeito da importância, significado, extensão e impactos da Saúde Mental na vida de todos os seres humanos. Sempre em uma perspectiva dedicada aos investimentos na promoção da saúde emocional.

 

É comum as pessoas cuidarem da saúde física. Entretanto, as questões relativas às emoções e sentimentos ainda são vistas como “frescura”. Muitas pessoas ainda não são capazes de entender a importância da saúde mental e como ela interfere diretamente na vida diária.

 

De acordo com a OMS, a Saúde Mental tem grande importância na vida individual, social e econômica das pessoas e é parte indissociável da saúde como um todo. Trata-se de um estado de bem-estar no qual o individuo percebe suas habilidades, consegue enfrentar as dificuldades do seu dia a dia e é capaz de ter uma vida ocupacional saudável e produtiva.

 

Nos dias atuais há diversas queixas relacionadas à esfera emocional e que acabam interferindo nas dimensões pessoal, profissional, social e saúde geral das pessoas. São pressões diárias, estímulos diversos e atividades em excesso, preocupações, estresse, insegurança e medos, o que pode impactar negativamente na saúde mental das pessoas caso não estejam fortalecidas para lidar com toda esta demanda.

 

Neste sentido é importante se fortalecer, buscar o autoconhecimento e ter um tempo para cuidar de si, pensar sobre a vida, os desejos, sonhos, como se sente, as dificuldades e necessidades de mudanças.  Além disso, uma vida ocupacional saudável, prática de atividade física, momentos de lazer, relaxamento, relacionamentos sociais saudáveis, são fundamentais para a saúde mental.

 

Os transtornos mentais estão cada vez mais comuns. Neste sentido, a campanha janeiro branco é um marco significativo para a conscientização da importância de cuidar da saúde mental.

 

Apesar da expectativa de vida ter aumentado e os brasileiros estarem vivendo mais, a depressão e ansiedade estão entre as principias causas de incapacitação, prejudicando a busca de uma vida mais saudável. Ao comparar o Brasil com outros países, a depressão e a ansiedade têm ocupado o primeiro lugar na prevalência das doenças no nosso país. 

 

A depressão é a quarta principal causa de incapacitação em todo o mundo e, de acordo com projeções da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2030 ela será o mal mais prevalente do planeta, à frente de câncer e de algumas doenças infecciosas.

 

Segundo a Previdência Social, os transtornos mentais já são a terceira razão de afastamentos do trabalho no Brasil, sendo que os gastos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) giram em torno de R$ 200 milhões em pagamentos de benefícios anuais. Estima-se que em 2020, a depressão se torne a segunda maior causa de afastamentos, perdendo apenas para as doenças cardíacas.

 

Diante deste cenário, a ansiedade, assim como a depressão, são transtornos mentais que têm afetado significativamente a vida das pessoas, o que impacta diretamente no trabalho e na produtividade das empresas.  As pessoas com tais transtornos podem se descobrir incapazes de trabalhar de modo eficaz, de dormir, de ter uma vida social saudável e relações estáveis.

 

Todos esses dados reforçam a importância da promoção da saúde mental, de se criar medidas de prevenção e ambientes saudáveis para o trabalho.

 

A APSY apoia a campanha Janeiro Branco. Desenvolvemos Programas voltados à Promoção da Saúde Mental e Ambientes Saudáveis de Trabalho, com o objetivo de favorecer a qualidade de vida do trabalhador.

 

Crie um ambiente profissional que estimule a produtividade e o bem-estar dos colaboradores, potencializando os resultados da empresa. Conte conosco!

Please reload

Outras postagens

Depressão é tema de campanha para o Dia Mundial da Saúde de 2017.

April 6, 2017

1/4
Please reload

Posts recentes

January 4, 2017

Please reload

(31) 99168-3971

(31) 99955-4235

Contato

Belo Horizonte / MG

Design by: Lemon             Todos os direitos reservados

Feed.png