Como Obter Sucesso na SIPAT Agregando Valor a Saúde e Segurança dos Trabalhadores.

June 15, 2016

 

 

 

O que é a SIPAT?

 

A SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – tem como objetivo a promoção da saúde e segurança do trabalhador, incluindo a prevenção de acidentes, a melhoria da qualidade de vida e da motivação dos colaboradores e o resgate de valores referentes ao comportamento seguro e autocuidado. Através de palestras, oficinas, jogos, dinâmicas de grupo, espaços para relaxamento, medidas físicas, avaliação da saúde, teatro e atividades motivacionais, busca-se desenvolver uma reflexão dos trabalhadores sobre a importância de valorizar a vida, cuidado assim da sua saúde e segurança. 

 

A SIPAT compõe uma das atividades obrigatórias das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho, devendo ser realizada com frequência anual. Sua Legislação está prevista na Portaria nº 3.214 da NR-5, item 5.16 referente as Atribuições da CIPA - letra O: “Deverá Promover, anualmente, em conjunto com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT”. A CIPA foi aprovada pela portaria nº 3.214 de 8 de junho de 1978, publicada no Diário Oficial da União de 29 de dezembro de 1994 e modificada em 15 de fevereiro de 1995.

 

Como obter resultados com a SIPAT que realmente agreguem valores à Saúde e Segurança dos Trabalhadores e faça da sua SIPAT um sucesso?

 

Inicialmente é importante estimular a participação dos colaboradores e envolvê-los no evento. Para tanto, a empresa pode realizar uma pesquisa de interesse de temas com os colaboradores, realizar concursos de frases, desenhos ou fotos que estejam relacionados com o tema saúde e segurança no trabalho, realizar gincanas e disputas entre equipes nas semanas que antecedem a SIPAT e não esquecer é claro, da divulgação eficaz que abarque toda a empresa.

 

O envolvimento dos familiares nos concursos, gincanas e até mesmo em alguma atividade durante a SIPAT também pode estimular a participação dos colaboradores e aumentar a probabilidade de agregar valores de saúde e segurança, não só no colaborador como também em sua família.  Este acontecimento leva os colaboradores a discutirem os temas com a família, aproximam o colaborador e a família da empresa, motiva os colaboradores, leva informações importantes para a família e deixam os colaboradores mais satisfeitos.

 

A realização de atividades mais interativas também é fundamental para aumentar o interesse dos colaboradores e proporcionar a reflexão sobre o tema discutido.  Para tanto, não é necessário transformar o evento da SIPAT em um show, com a pretensão de que ela fique mais animada e divertida. O objetivo da SIPAT é provocar uma reflexão sobre os valores da vida e sobre o tema proposto. Neste sentido, uma SIPAT bem elaborada, com atividades interativas que elevam o nível de reflexão dos trabalhadores e agreguem valores de saúde e segurança, surte o efeito desejado.

 

Outro fator importante é a coerência entre os temas que são discutidos durante a SIPAT e o comportamento da empresa diante do que foi falado. Situações nas quais a empresa, por exemplo, leva para a SIPAT uma discussão sobre alimentação saudável e oferece um lanche com refrigerante e salgados ou discute gerenciamento do estresse e não oferece um ambiente saudável para o trabalho, pode levar a empresa a perder a credibilidade entre os colaboradores, que podem também não levar a sério a discussão.

 

Todos os fatores citados acima, quando considerados, certamente aumentam o interesse, participação, valores de saúde e segurança agregados e logo, o sucesso da SIPAT. Entretanto, sabemos que ações isoladas, muitas vezes se perdem ao longo do tempo, sendo que as empresas que realizam ações e programas de saúde ao longo do ano, têm maiores chances de terem colaboradores mais comprometidos com a saúde e segurança, o que gera benefícios não só para os colaboradores, como também para a empresa.  Mas sobre este assunto, falaremos em outro momento.

 

SIPAT em tempos de crise

 

Mesmo em tempos de crise, é necessário realizar a SIPAT. Sendo assim, optar por temas pertinentes à época que estamos vivendo e considerar o público da sua empresa, pode ser uma estratégia fundamental para o sucesso da SIPAT.

 

A APSY sugere que neste momento temas como planejamento financeiro, planejamento familiar, gerenciamento do estresse, motivação em tempos de crise, autoestima/autoconhecimento e sucesso, prevenção da dengue, chikungunya e zika, alimentação saudável/riscos da obesidade, comportamento seguro e prevenção das DSTs, sejam discutidos durante a SIPAT. Entretanto, é importante considerar o tipo de população predominante na empresa para que aja mais interesse por parte dos colaboradores.

 

Nossas ações de saúde

 

Em nossas ações de saúde, temos como proposta promover a desmistificação e a ressignificação dos comportamentos relacionados aos cuidados com a saúde, através do desenvolvimento de uma cultura de valorização da vida, possibilitando assim, maior autonomia e conscientização nas escolhas e atitudes referentes aos hábitos de vida mais saudáveis. Destinamos as nossas discussões à otimização da qualidade de vida, através da consideração dos fatores que agem contra ou a favor do bem estar. Favorecemos uma reflexão do sujeito para que ele se torne sujeito ativo de prevenção e cuidado de si. Auxiliamos a identificação das situações de vulnerabilidade e risco e as possibilidades de superação destas.

 

Please reload

Outras postagens

Depressão é tema de campanha para o Dia Mundial da Saúde de 2017.

April 6, 2017

1/4
Please reload

Posts recentes

January 4, 2017

Please reload

(31) 99168-3971

(31) 99955-4235

Contato

Belo Horizonte / MG

Design by: Lemon             Todos os direitos reservados

Feed.png