Parar de fumar: uma decisão de quem quer viver

July 16, 2015

 

 

 

“Quando o impossível torna-se apenas um desafio,

a satisfação está no esforço... e não apenas na realização final”.

 

Gandhi

 

Na última década temos percebido uma grande mobilização do governo, das instituições de saúde, de empresas e da sociedade pelo controle do Tabagismo. De acordo com a OMS há 1,3 bilhões de fumantes no mundo e 5 milhões de mortes anuais causadas por doenças relacionadas ao tabaco. Em 2030 essa mortalidade pode dobrar se nada for feito.

 

A parcela da população brasileira acima de 18 anos que fuma caiu 20% nos últimos seis anos, de acordo com dados inéditos do Ministério da Saúde. A pesquisa aponta que 12% da população brasileira fuma, enquanto que em 2006 o índice era de 15%. Apesar da queda, a frequência maior permanece entre os homens: o número passou de 19% (2006) para 15% (2012). Entre as mulheres o índice caiu de 12% (2006) para 9% (2012).

 

Parar de fumar é uma escolha possível e necessária para quem deseja viver mais e melhor. É uma forma de Valorizar a Vida.

 

Atualmente existem tratamentos para quem não consegue sozinho. Não podemos esquecer que tabagismo é uma doença que causa dependência química, psicológica e comportamental e, por isso, é tão difícil abandonar o cigarro.  Tratamento ajuda, assim como os medicamentos disponíveis no mercado. Entretanto, nada substitui o desejo de parar de fumar e acreditar que é possível.

 

Que parar de fumar? Para tanto é necessário começar a pensar no assunto e seguir algumas recomendações:

 

  • Fazer uma escolha pela vida e ter o desejo de parar de fumar;

  • Buscar informações sobre o assunto;

  • Ressaltar os motivos que levam você a querer parar de fumar;

  • Buscar ajuda e fazer uma consulta médica;

  • Iniciar uso da medicação se necessário;

  • Marcar uma data para parar de fumar entre 7 a 15 dias após o início da medicação;

  • Diminuir o número de cigarros fumados por dia e espaçar o primeiro da manhã;

  • Observar os comportamentos associados ao hábito de fumar e buscar estratégias de enfrentamento;

  • Refletir sobre a função que o cigarro tem na vida e mudar a relação com o cigarro;

  • Buscar uma terapia de grupo e/ou individual se sentir necessidade.

 

Não podemos esquecer que ninguém nasceu fumando. O hábito de fumar foi construído e, portanto pode ser desconstruído.

 

 

Há possibilidade de escolher diferente!

Vale a Pena Parar de Fumar!!

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